segunda-feira, 14 de setembro de 2009

BULLYING

Termo inglês que descreve: atos de violência física ou psicológica; intencionais e repetidos de forma sádica; praticados por um indivíduo (bully = “valentão”), ou um grupo de indivíduos; com objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo ou grupo que sente-se incapaz de se defender.
É preciso que a vítima seja fraca, que não saiba se defender (Se ela fosse forte e soubesse se defender, a brincadeira não teria nenhuma graça).
Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, intimidada para oferecer alguma resistência.
Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.


Pressão psicológica do bullying sobre a vítima
· A vítima pensa que não há jeito de fugir desse assédio.
· A cada novo dia, ao se preparar para a escola, imagina e sofre pelo que a aguarda.
· Ela não conta aos pais, por vergonha e medo. Não conta aos professores porque sabe que isso só poderá tornar ainda pior a violência dos colegas.
· Sente-se condenada á solidão e ao medo.
· Passa a alimentar o ódio contra seus agressores (a vítima sonha com vingança).
· Deseja que seus algozes morram.
· Vez por outra, ela toma providências para ver seu sonho realizado.
· As armas podem torná-la forte.
· Como solução extrema, algumas vítimas tentam o suicídio.

Consequências do Bullying sobre o ambiente escolar
· Quando não há intervenções efetivas contra o bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo.
· Alguns alunos, que testemunham as situações de bullying, quando percebem que o comportamento agressivo não trás nenhuma consequência a quem o pratica, poderão achar por bem adotá-lo.
· As medidas adotadas pela escola para o controle do bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.

3 comentários:

  1. Realmente o bullying é um assunto muito extenso e deve ser debatido sempre. Escolas, principalmente, devem sempre colocar esse assunto em pauta e mostrar para os alunos as consequencias dessa "brincadeira" tão maldosa.

    Boa sorte com essa empreitada!!!

    ResponderExcluir
  2. O blog de vocês esta muito bom, e acho o tema escolhido extremamente importante.....boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. acho muito legal esse trabalho de vocês contra o bullying assim todos que sofrem podem se sentir mais forte pra vencer contra bullying beijos.

    ResponderExcluir