sábado, 19 de setembro de 2009

BULLYING NO VIDEOGAME

Bully, ou também conhecido como Canis Canem Edit (do latim: Cão come cão) é um jogo de Ação/Aventura. "Bully" tem em suas mãos uma polêmica missão de levar o jogador de volta (aos que já passaram por essa parte de suas vidas) aos dias de colegial na pele do adolescente "Jimmy" que estuda na "Bullworth Academy", um colégio interno.

Durante o jogo o jogador tem que completar missões e fazer amizades e contatos com pessoas de várias "tribos" diferentes, como os riquinhos, nerds, atletas, valentões e etc..
As missões no jogo quase sempre são um tanto agressivas, como bater em alunos, pegar calcinhas no dormitório feminino, roubar bicicletas...


Na Bullworth Academy o jogador também tem aulas que dão algum tipo de prêmio, como por exemplo, as aulas de inglês dão a Jimmy um vocabulário maior para se desculpar com os monitores e colegas que querem agredi-lo; aulas de química ensinam a fazer bombinhas, bombas fedorentas, pó de mico, etc; aulas de mecânica dão a Jimmy ótimas bicicletas e assim por diante.



Quem joga pode escolher agir como um "Bully" (Valentão), atormentando os nerds, quanto o contrário; ser uma espécie de "justiceiro" - protegendo os mais fracos, batendo e humilhando apenas os outros Bullies. Pode ainda ser mais reservado com uma filosofia de "não me chateou, não apanha" ou ser um garoto super problemático, fugindo quando um monitor perceber seus atos e batendo em quem aparecer na sua frente (incluindo monitores e alguns outros adultos - sendo essa tarefa quase impossível, já que para um adulto basta apenas conseguir pôr as mãos num garoto para pô-lo ao chão).

Bully tem causado polêmica entre os pais e os educadores. As críticas têm sido especialmente sobre a violência e o título. Alguns grupos contra o jogo alegam que o protagonista incentiva o Bullying nas escolas, e mexer com meninos e meninas mais fracos é um problema grave e com sérias ramificações. No jogo o Bullying é tratado como se fosse algo comum e sem perigo. O jogo tem censura de 13 anos, que quase nunca é respeitada, acaba sendo jogado por crianças que podem ser influenciadas.


2 comentários:

  1. O blog tah muitoooo bom.
    Adorei essa postagem, é muito legal como vocês estão trabalhando com o tema, mostrando que até mesmo em coisas simples como jogos o bullying pode estar presnte. Bjos e boa sorte...

    ResponderExcluir
  2. a culpa pelo bullyng e dos proprios professores que fingem que não veem,principalmente em colegios particulares,em que os professores/diretores ficam com medo dos pais dos alunos fiquem com raivinha e tirem os alunos da escola.é mais facil botar a culpa no jogo.

    ResponderExcluir